O Aconselhamento Filosófico é um processo terapêutico, aplicado a questões não patológicas, centrado no cuidado dos desafios emocionais, gerando também, domínio da comunicação intrapessoal, interpessoal e sistêmica, o que leva as boas condições relacionais.
PENSAR MELHOR = COMUNICAR MELHOR = VIVER MELHOR
No Aconselhamento Filosófico, o trabalho do filósofo é auxiliar o cliente a identificar falsas crenças e suposições que são irracionais e contraproducentes, uma vez que contribuem para o mal-estar. Trabalha-se no sentido de ressignificar essas crenças, utilizando uma variedade de exercícios e atividades, assim procura-se desenvolver novas e melhores formas de pensar, novos modelos de raciocínio – que com a prática integram-se à vida.
Filosofia Aplicada
A filosofia pode ajudar a identificar e avaliar os tópicos que moldam a vida emocional e relacional.
As conclusões que chegamos, determinam nosso estado emocional e como nos sentimos; as premissas são as crenças que ajudam a criar esses estados emocionais. O filósofo ajuda a identificar o método de raciocínio que leva a um estado de ser negativo e, então, trabalha criticamente auxiliando no raciocínio.
Muitas vezes as pessoas têm sentimentos desagradáveis porque acreditam em afirmações internas falsas, acreditam em algo para o qual não há evidência suficiente para realmente acreditar, aceitam uma suposição que não é razoável, ou exigem padrões tão elevados para si mesmas que nunca exigiriam que outros alcançassem, ao fazê-lo, são inconsistentes e injustos consigo próprios.