Prepare-se para falar bem em público

Muitas vezes observando meus alunos em sala de aula, quando solicito para que desenvolvam uma apresentação, percebo uma nítida intenção de “improviso”, e considerando as palavras do Pe. Antônio Vieira que diz “levo algumas semanas para preparar um bom discurso de improviso”, fico estarrecido.

Preparar-se para uma boa apresentação é mais do que fazer uma pesquisa sobre o que vai falar, é muito maior que ler algo a respeito, e às vezes colocar no papel um amontoado de palavras sem a menor estrutura, que de fato vão desaparecer no momento do discurso, e tudo isto sem ao menos levar em consideração para quem vamos falar.

Não raro às vezes em que dou uma aula que já havia ministrado diversas vezes, e em outras situações, uma determinada palestra mais uma vez… Contudo, para cada uma dessas exposições, uma nova preparação, planejamento e de fato uma nova execução, pois um discurso é uma obra de arte volátil e única, não pode ser repetida, pois uma apresentação é uma soma do tema com o palestrante, mais cada um dos ouvintes, o ambiente, o clima, e mais tantos outros fatores que interferem nessa grandiosa química, que jamais será repetido. Nisso podemos perceber que mesmo sendo conhecedor profundo do assunto, preciso de uma nova preparação para cada nova apresentação.

Ainda precisamos considerar que, mais importante do que o QUE falamos, é o COMO ou a forma de falarmos, pois 93% da nossa comunicação é não verbal, isso envolve a expressividade corporal e a voz, é como os nossos ouvintes vão perceber o conteúdo, é o que vai conduzir a essência até a mente do ouvinte, é a embalagem, e o conteúdo representa 7% nesse processo.

Fazendo uma analogia, e considerando esse conteúdo como uma preciosa bebida que vamos oferecer, podemos fazê-lo de forma simplista ou elegante e ajustada ao momento e ao público em questão, assim sendo, será servida em copo plástico descartável, ou num recipiente apropriado?

Contudo, jamais se engane, pois sem o conteúdo não há o que servir, mesmo que a forma seja encantadora!

Sucesso em suas apresentações.