Filos
Filosofia Prática Aplicada

O Aconselhamento Filosófico é um processo terapêutico, aplicado a questões não patológicas, centrado no cuidado dos desafios emocionais, gerando assim, domínio da comunicação intrapessoal, interpessoal e sistêmica, o que leva as boas condições relacionais.



PENSAR MELHOR   =   COMUNICAR MELHOR   =   VIVER MELHOR



No Aconselhamento Filosófico, o trabalho do filósofo é auxiliar o cliente a identificar falsas crenças e suposições que são irracionais e contraproducentes, uma vez que contribuem para o mal-estar. Trabalha-se no sentido de ressignificar essas crenças, utilizando uma variedade de exercícios e atividades, assim procura-se desenvolver novas e melhores formas de pensar, novos modelos de raciocínio - que com a prática integram-se à vida.


Filosofia Aplicada

A filosofia pode ajudar a identificar e avaliar os tópicos que moldam a vida emocional e relacional.

As conclusões que chegamos, determinam nosso estado emocional e como nos sentimos; as premissas são as crenças que ajudam a criar esses estados emocionais. O filósofo ajuda a identificar o método de raciocínio que leva a um estado de ser negativo e, então, trabalha criticamente auxiliando no raciocínio.

Muitas vezes as pessoas têm sentimentos desagradáveis ​​porque acreditam em afirmações internas falsas, acreditam em algo para o qual não há evidência suficiente para realmente acreditar, aceitam uma suposição que não é razoável, ou exigem padrões tão elevados para si mesmas que nunca exigiriam que outros alcançassem, ao fazê-lo, são inconsistentes e injustos consigo próprios.



Consultor Filosófico

Por meio do diálogo, orienta na busca de respostas aos desconfortos existenciais, mas não só, o consultor filosófico apóia a pessoa no enfrentamento de situações que dizem respeito aos problemas cotidianos: estresse no trabalho, raiva, ansiedade, questões sentimentais, dificuldades nos relacionamentos etc.

O filósofo auxilia na conscientização dos objetivos, a melhorar o relacionamento com as demais pessoas - na esfera pessoal e profissional, visando o crescimento interno e a realização do próprio potencial.

Por meio do diálogo filosófico, o cliente encontra respostas simples, mas profundas, às questões de sentido, aprende um método para observar a própria vida, buscar o equilíbrio, ser feliz e recuperar o bem-estar interno.



Aconselhamento Relacional

Por meio do aconselhamento filosófico, pode-se aprender a lidar com as dificuldades, resolver problemas, superar a ansiedade e o estresse, com a devida consciência das próprias emoções.

Pelo diálogo, o conselheiro filosófico, facilita para aqueles que se encontram em situação de desconforto (dificuldade na comunicação interpessoal, que leva a problemas nos relacionamentos pessoais e profissionais, ansiedade, pânico, transtornos alimentares, estresse no trabalho), tomem consciência da situação e manejem o problema, eliminando os obstáculos (emocionais, impedimento cognitivo, objetivo), possibilitando assim, o desdobramento da energia e do potencial que a pessoa já possui, embora não tenha consciência clara deles. Muitas vezes a pessoa é como um prisioneiro de seus próprios pensamentos dominantes.

O aconselhamento filosófico é um “instrumento de liberdade”, por meio da reformulação dos pensamentos; pode-se chegar a aumentar o nível de consciência, e assim, atingir maior estado de bem-estar interno.



O Aconselhamento Filosófico pode ajudar a revelar crenças errôneas e improdutivas, contribuir para chegar a uma compreensão nova e mais produtiva do próprio sujeito e da sua comunicação com o mundo



Letterino Santoro | curso@letterino.com.br
Telefones: (11) 2068-5641 | (11) 98282-2300